Se você não gosta do novo design do Facebook, sinto informar que a interface clássica na web será desativada em setembro. A rede social está avisando isso aos usuários, destacando vantagens como um visual mais limpo, carregamento mais rápido e modo escuro no desktop.
“Se você estiver usando o Facebook.com novo, poderá voltar para o Facebook clássico a qualquer momento”, diz um artigo de ajuda. “A partir de setembro, todos deverão usar o novo design.”
Se você estiver no novo layout e escolher a opção “Mudar para o Facebook clássico”, verá o seguinte aviso: “a experiência do Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro; antes de o novo Facebook.com se tornar a experiência padrão, queremos saber mais sobre como podemos melhorar”.
Na caixa de diálogo, você é questionado se está voltando ao design antigo por causa de recursos ausentes na versão atual. Se não for o caso, a rede social de Mark Zuckerberg quer saber o motivo.
Facebook clássico na web será desativado
“O Facebook clássico será desativado em breve”, diz uma mensagem aos usuários. “Fizemos melhorias no novo Facebook.com e estamos animados para todos experimentem o novo visual.”
Eu não gostei muito do novo visual do Facebook. Sim, eu gosto do modo escuro, mas tudo parece grande demais: as fontes, os ícones, o espaço vazio entre o feed de notícias e as barras laterais. Na minha modesta tela de laptop, eu não consigo visualizar nem um pedaço de um post sem rolar a página. Usando o site com zoom a 90%, dá para amenizar esse problema, mas não é o ideal.
A nova interface da versão desktop foi anunciada por Zuckerberg em abril de 2019, na conferência F8, e permaneceu bastante tempo em fase de testes. A opção “Mudar para o novo Facebook” ficou disponível para quase todos os usuários só em março deste ano; e chegou para a base inteira em maio.