Foi divulgado nesta semana as notas referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Foram analisadas o ensino municipal e estadual no ano de 2019.
ENSINO MUNICIPAL
No ensino municipal, de modo geral, São Mateus do Sul alcançou uma média de 6.2, sendo que as metas projetadas eram de 6.5. Houve uma queda de 3 décimos, visto que em 2017 a média alcançada foi de 6.5.
Em nota, a Secretaria Municipal de educação informa que: “a principal questão está relacionada ao índice de reprovação, nossos profissionais tem toda a liberdade para analisar o desenvolvimento dos nossos alunos, realizar atividades concomitantes e oferecer alternativas, possibilitando a ascensão de ensino. Neste momento, se fez necessária a retenção de alguns alunos, com o objetivo de atingir a evolução que se espera, possibilitando a todos aproveitamento adequado, em todo processo de ensino-aprendizagem. Todos os Profissionais da Educação desenvolvem um excelente trabalho e estamos sempre à disposição para auxiliá-los”, destacam.
Antônio Olinto foi destaque para a região, e alcançou a nota 7, sendo que a média projetada era de 6.3. Segundo a Secretária de Educação, Solange Schafauser, pedagogas e professoras desenvolvem projetos que integram os alunos e apresentam alternativas de aprendizagem quando eles apresentam algum tipo de dificuldade.
São João do Triunfo também aumentou seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica municipal, alcançando uma média de 6.2, sendo que o número projetado para o ano era de 5.9.
ENSINO FUNDAMENTAL CLASSES FINAIS
No Ensino Fundamental Séries Finais, o destaque foi para o Colégio Estadual São Mateus e Colégio Estadual do Campo do Lajeado, que pontuaram com 6.3, maiores índices do núcleo regional de educação.
A diretora do Colégio São Mateus, Telma Staniszewski, parabeniza o desempenho de todos os alunos e da equipe pedagógica que alcançaram esse resultado. “Estamos entre as primeiras escolas do Paraná. É um esforço de toda nossa equipe, que sempre está lutando para mostrar que a educação pública pode sim ter qualidade”, diz Telma.
Em nota, a equipe do Colégio do Lajeado destaca que, “é gratificante participar e acompanhar o crescimento dos nossos estudantes, que ano após ano foram compreendendo o seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Estamos muito orgulhosas, acreditando que nosso trabalho vale a pena e que estamos no rumo certo”.
ENSINO MÉDIO
No ensino médio, o Colégio Estadual Paulo Stencel, da Vila Americana aumentou o índice de desenvolvimento, passando de 3.2 para 4.3. “Nós ficamos felizes pois tivemos um avanço significativo, visto que a média estadual é de 3. Ficamos orgulhosos sabendo que todo trabalho desenvolvido tem resultado”, destaca a diretora Sônia Sebben de Pauli.