18.9 C
São Mateus do Sul
sábado, janeiro 18, 2025
InícioEntretenimentoEmpresários analisam concessão do Canyon Guartelá para fins turísticos no Paraná

Empresários analisam concessão do Canyon Guartelá para fins turísticos no Paraná

Data:

Compartilhe essa notícia:

A proposta de Concessão de Uso do Parque Estadual do Guartelá, nos Campos Gerais, foi apresentada pelo Instituto Água e Terra (IAT), na segunda-feira (25), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). O evento encerrou a rodada de conversas com possíveis investidores no local. O próximo passo é a audiência pública, voltada ao público geral, nesta terça-feira (26).

O encontro, chamado de Road Show, foi realizado também em Curitiba na semana passada, com apresentação do potencial de turismo da Unidade de Conservação e a viabilidade econômica e social do projeto de concessão. A proposta de concessão dos cerca de 170 hectares do parque foi intermediada pela Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR). O objetivo é promover a melhoria do local, por parte do investidor da iniciativa privada, com a exploração do ecoturismo e turismo de natureza.

No encontro em Ponta Grossa, o superintendente-geral da SGPAR, Ágide Meneguette, detalhou aos participantes a viabilidade econômica. “O Estado foi o precursor nessa modelagem com a concessão do Parque Vila Velha. O objetivo é a prestação de serviços de apoio de administração, turismo sustentável, interpretação ambiental e recreação em contato com a natureza”, afirmou.

O projeto de Concessão de Uso de Unidades de Conservação (UCs) integra o projeto Parques Paraná, do Instituto Água e Terra. “O Parques Paraná criou um diagnóstico a partir de um levantamento das 70 UCs, das quais 29 foram elencadas com potencial, ou seja, com demanda de turismo e o mínimo de infraestrutura necessária”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, descreve a concessão de Unidades de Conservação para promoção do turismo como um momento importante para a retomada do setor pós-pandemia. “É o investidor da iniciativa privada que tem condições de ofertar serviços, conforto e hospitalidade, fatores essenciais para trazer o turista ao Paraná e fazer com que ele fique hospedado na região por mais de um dia”, ressaltou.

Prefeitura convoca população

O potencial turístico do parque foi apresentado no evento pelo secretário de turismo da prefeitura de Tibagi, Rhamonn Rangel Cottar. O prefeito Artur Butina (PSC) também esteve presente. “Foi mais um encontro muito produtivo. Tivemos a oportunidade de destacar os detalhes do projeto e os possíveis investimentos que podem ser realizados”, ressaltou Cottar em entrevista ao Grupo aRede. “Os empresários demonstraram um interesse significativo no nosso parque e na possibilidade de participarem do edital”, explicou. O responsável pela pasta, assim como o chefe do Executivo, também convocou a população a participar da audiência pública que ocorre nesta terça-feira (26).

Da Redação RDX com informações Portal aRede

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas