Descendentes de ucranianos que moram em Prudentópolis, se mobilizaram no fim da tarde desta quinta-feira (24), na Praça da Ucrânia, em apoio e solidariedade ao país após a invasão russa.
A maior comunidade ucraniana do Brasil fica em Prudentópolis. Dos 52 mil habitantes, 75% são de descendentes ucranianos.
Alguns participantes foram vestidos com roupas ucranianas, marcadas pelos traços e bordados. Outros, do grupo dos Cossacos, usaram trajes dos guerreiros que protegiam a fronteira da Ucrânia no século XIX.
Além disso, a Comunidade Católica também se reuniu. O ato começou com desfile de bandeiras, depois eles cantaram o hino da Ucrânia e, na sequência, o hino nacional brasileiro.
Dom Meron Mazur, bispo greco-católico ucraniano brasileiro e primeiro eparca da Imaculada Conceição em Prudentópolis dos Ucranianos e outros padres celebraram um momento religioso de oração.
Refúgio
A Prefeitura de Prudentópolis encaminhou ofício, nesta quinta-feira, para Ternópil, cidade da Ucrânia, oferecendo refúgio para moradores do país frente ao ataque da Rússia.
Prudentópolis é considerada cidade-irmã de Ternópil, segundo a prefeitura. A distância entre Ternópil e Kiev, capital do país e um dos alvos da Rússia, é de 461 quilômetros. Não há informações sobre conflitos em Ternópil.
“Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”, diz trecho da nota, referenciando a data de chegada dos primeiros imigrantes ucranianos à Prudentópolis, em 1896.