Servidores da Previdência que trabalham em Canoinhas aderiram nesta quinta-feira (31), à greve nacional da categoria. Somente a gerente local está trabalhando.
Servidores do INSS de todo o País entraram em greve na segunda-feira, 28, e a paralisação suspendeu o atendimento presencial em várias cidades. Vinte estados já aderiram ao movimento. A expectativa da Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps) é que esse número aumente.
De acordo com as entidades sindicais, os servidores não faziam greve há 5 anos, mas as condições de trabalho ficaram insustentáveis. Moacir Lopes, diretor da Fenasps, destacou quais as reivindicações da categoria.
Moacir adiantou que nesta semana deve haver uma reunião dos trabalhadores com a presidência do INSS para tentar um acordo.
Na semana passada, funcionários administrativos do INSS já haviam iniciado a paralisação, na chamada “Operação Apagão”. A reivindicação dos peritos, assim como dos trabalhadores administrativos, é de reajuste de 19,9% para repor as perdas inflacionárias, além de abertura de concurso público e melhora na carreira.