A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta para que os municípios acelerem a vacinação contra a meningite e apliquem a vacina meningocócica ACWY, também conhecida como conjugada. A informação foi divulgada pelo G1.
Em nota, a secretaria informa que 17 mil doses podem vencer em até um mês no Paraná. Porém, explica que esse número é dinâmico e que não necessariamente todas chegarão ao vencimento.
No ofício aos municípios, a secretaria diz que, diante “do risco de perda por vencimento desta vacina, recomenda o início da vacinação de crianças a partir de um ano para a administração do reforço e para trabalhadores de saúde em substituição à vacina Meningo C até findarem os estoques de doses com validade para agosto de 2022”.
A Sesa orientou que os municípios “realizem a busca ativa para ampliar a cobertura vacinal nas crianças, adolescentes e trabalhadores de saúde”.
Questionada sobre como está a vacinação no Paraná, a Sesa explicou que “por ser uma estratégia recente do Ministério da Saúde, ainda estão sendo calculados os números referentes às quantidades aplicadas, assim como a inserção das informações no sistema nacional”.
A vacina meningocócica conjugada ACWY protege contra os grupos A, C, W e Y da meningite.
O imunizante é indicado aos três, cinco e sete meses de vida, com reforços entre 12 a 15 meses e entre 5 a 6 anos, e também na adolescência.