17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaqueEstação meteorológica do INMET volta a funcionar em São Mateus do Sul

Estação meteorológica do INMET volta a funcionar em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Técnicos estiveram nesta quarta-feira (17) realizando a manutenção para que os equipamentos pudessem voltar a operar. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Por Edinei Cruz e Cláudia Burdzinski

Atualizada

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instalada nas dependências da Casa Familiar Rural, na Colônia Taquaral em São Mateus do Sul, finalmente voltou a funcionar.

Uma equipe do 7º Distrito de Meteorologia (com sede em São Paulo) esteve nesta quarta-feira (17) realizando uma visita técnica e fazendo a manutenção para que os equipamentos voltassem a operar.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

Segundo o meteorologista Wallace Lucas, o trabalho ficou paralisado por conta da pandemia da covid-19, e agora, está retornando de forma gradativa. Ele ainda explicou os motivos para que a estação não estivesse aferindo a temperatura em São Mateus do Sul.

“Nós constatamos que houve uma pane no sistema de comunicação e no sistema de alimentação de bateria. O INMET está fazendo uma campanha de manutenção nas estações e de recuperação nos parques do instituto em várias cidades, como Curitiba, Morretes e Foz do Iguaçu”, disse.

Na imagem, o sensor de umidade e temperatura. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

Sensor de direção e velocidade do vento. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

Na imagem, o técnico realizando a troca da antena de comunicação via satélite. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

Na foto, o meteorologista Wallace Lucas realiza a troca do Pluviômetro. Foto: Edinei Cruz.

Relembre o caso

O assunto sobre o problema na estação meteorológica do INMET veio à tona em maio de 2021, após ouvintes perceberem no ano passado, que mesmo com registro de geada e frio intenso, São Mateus do Sul não aparecia nos dados divulgados pelo Simepar, mostrando as temperaturas em municípios paranaenses.

Com isso, a reportagem da RDX passou a procurar as equipes do INMET de Brasília e Porto Alegre, em busca de solução. Na época, a resposta foi de que por conta da pandemia, os técnicos não estavam a campo realizando a manutenção.

No dia 17 de maio de 2022, como divulgado no Portal RDX, São Mateus do Sul estava sendo prejudicado por não ter a divulgação de forma oficial, pois a cidade já é reconhecida como a capital da erva-mate, capital da cultura polonesa, podendo ser também reconhecida como uma das mais frias do Paraná e do Brasil, assim como São Joaquim (SC) e Gramado (RS), para quem é apaixonado pelo frio.

No mesmo dia, o INMET emitiu uma uma nota esclarecendo que os motivos seriam por conta da pandemia da covid-19, sendo que no dia 31 de maio, foi divulgado que o conserto poderia acontecer no dia 22 de junho.

Agora, com a estação meteorológica funcionando novamente, todas as informações dos equipamentos são enviados ao INMET, que servem de base para o Simepar divulgar a previsão do tempo para São Mateus do Sul e região.

Simepar já começa a divulgar dados

Na manhã desta sexta-feira (19), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR passou a divulgar as temperaturas de São Mateus do Sul.

Com o funcionamento novamente da estação meteorológica, foi aferido a temperatura negativa de -0,2ºC, ficando atrás de cidades como Guarapuava (-0,3ºC), Pinhão (-0,5ºC) e Palmas (-2,5ºC).

A previsão do tempo mostra que neste sábado (20), a temperatura mínima deve ser de 1ºC e a máxima não passa de 15C.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas