O frio intenso fez com que muita gente fosse para Santa Catarina, por conta da previsão de neve. E não foi em vão: a neve caiu em São Joaquim, na serra catarinense. Os primeiros flocos foram registrados por volta das 20h desta quinta-feira (18).
- LEIA TAMBÉM: São Mateus do Sul ficou entre as cidades mais frias do Paraná nesta sexta-feira (19)
- LEIA TAMBÉM: Estação meteorológica do INMET volta a funcionar em São Mateus do Sul
Já na sexta-feira (19), muitas cidades de SC tiveram temperaturas negativas ou próximas a 0°C. A menor temperatura registrada por lá foi de -6,2°C em Bom Jardim da Serra, às 5h. Em São Joaquim, uma árvore amanheceu inteira congelada.
O Paraná teve, nesta sexta-feira, só três cidades com mínimas acima de 10°C. Segundo o Simepar, registros das temperaturas podem ser ainda menores nas próximas horas. Na semana que vem esquenta.
No momento da neve em São Joaquim, na noite de quinta, os termômetros marcavam 0,66°C, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), responsável por monitorar as condições climáticas em Santa Catarina.
Segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil, outra cidade que teve registro de neve foi Urubici. Já em Bom Jardim da Serra teve chuva congelada. Em Urupema o registro foi de sincelo, um fenômeno que resulta em congelamento das gotículas de água, formando cristais de gelo.
Conforme a Defesa Civil, a massa de ar polar passa por Santa Catarina e as temperaturas caíram bastante. As regiões mais frias são a Serra e partes mais altas do Oeste, Norte e Vale do Itajaí.
Por conta do forte frio, a Prefeitura de São Joaquim cancelou as aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira.