Um morador de General Carneiro foi vítima de um golpe pelo WhatsApp e acabou tendo um prejuízo de quase R$ 8 mil.
Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima procurou a Polícia Militar informando que uma pessoa teria entrado em contato pelo WhatsApp, se passando por sua filha, solicitando uma quantia em dinheiro que seria para movimentação de sua empresa.
O morador acabou realizando uma transferência via Pix no valor de R$ 2.620,00, em seguida mais R$ 3.820,00 e por último mais R$ 1.310,00, totalizando R$ 7.890,00.
Por volta de 21h, a filha chegou em casa e foi aí que o morador percebeu ter sido vítima de golpe. O caso foi registrado na Polícia Militar e a vítima orientada.
Caí em um golpe e transferi dinheiro para o criminoso. E agora?
Caso a transferência de recursos tenha se concretizado, é importante fazer o boletim de ocorrência o quanto antes e comunicar imediatamente a instituição financeira, tanto a de origem quanto a de destino, se diferentes.
Em uma reportagem da BBC, foi divulgado que os dados da conta bancária e o número do telefone de origem do golpe contribuem para as investigações que podem ser iniciadas a partir da denúncia formal.
Além do boletim de ocorrência, a denúncia também pode ser feita diretamente para o e-mail ‘[email protected]’. Quanto mais informações para demonstrar a estratégia utilizada para o golpe e possível identificação de autoria, melhor.
“Claro que há de se considerar a possibilidade de o criminoso estar utilizando um CPF que não lhe pertence e uma conta corrente fraudulenta, mas ainda assim, para a denúncia, todo e qualquer dado pode ser relevante e merece ser reportado, já que tais informações associadas a outras igualmente relevantes e objeto de denúncias realizadas por outras vítimas podem contribuir para identificação do crime e do golpista”, instrui a advogada Alessandra Borelli, CEO da Opice Blum Academy, empresa especializada em conhecimento em direito digital e proteção de dados.