13 C
São Mateus do Sul
domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralLei Seca volta a ser adotada no Paraná na eleição após 8...

Lei Seca volta a ser adotada no Paraná na eleição após 8 anos sem a medida; veja como funcionará

Data:

Compartilhe essa notícia:

Entre 8h e 18h deste domingo, os comércios estarão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas. Foto: Divulgação.

Os 399 municípios do Paraná terão que cumprir um período de Lei Seca para o primeiro turno das eleições, neste domingo (2), após oito anos sem a adoção da medida. O anúncio foi feito pelo secretário de estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, na manhã desta terça-feira (27), durante coletiva de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Entre 8h e 18h deste domingo, os comércios estarão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas. A votação nos colégios eleitorais começa às 8h e termina uma hora antes do término da medida, às 17 horas.

“É uma medida, evidentemente, preventiva. Visa manter a ordem e o bom andamento e os trabalhos do dia da eleição”, afirma o secretário.

A determinação acontece um dia após um pedido da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) feito para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) para que o Paraná não adotasse a Lei Seca nas eleições deste domingo. Por meio de uma carta, a entidade argumentou que a legislação brasileira tem outros mecanismos para serem aplicados a infratores ou perturbadores do processo eleitoral, seja na legislação de trânsito, costumes ou de violência.

A última Lei Seca ocorreu no Paraná em 2014. Em 2016, o consumo e venda de bebidas foi autorizada pela Justiça. O período de proibição de venda de bebidas alcoólicas este ano, no entanto, terá um período mais curto. Anteriormente, ele iniciava já nas primeiras horas do dia da eleição, o que não seria prejudicial aos estabelecimentos, na avaliação de Mesquita.

“Estamos limitando a comercialização de bebidas alcóolicas somente no dia e no período da eleição. Acredito que não vai haver nenhum impacto em relação ao comércio, aos bares e também não haverá nenhum impacto em comemorações, seja no dia anterior, seja logo a posteriore da eleição. É uma forma de garantir o bom andamento da ordem pública e o trabalho da segurança pública somente durante o período de execução da eleição. É uma medida dentro de um limite de consenso.”

Mais informações sobre os preparativos para as eleições de 2022 no Paraná em breve.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas