A menos de 15 dias do 2º turno das Eleições 2022, aconteceu na manhã desta segunda-feira (17) a geração das mídias, que servirão na preparação das urnas eletrônicas para a cerimônia pública que acontecerá amanhã, terça-feira (18) a partir das 9h.
A solenidade acontecerá no Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul, e contará com a presença do Promotor, Juiz Eleitoral, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e partidos políticos.
A chefe de cartório, Ana Cláudia Neumann Cabral, explicou como funciona todo esse processo.
“O que são essas mídias? São pendrives certificados e autenticados pela Justiça Eleitoral, que serão inseridos nas urnas para armazenar os arquivos com os votos da seção, os quais após a votação, são enviados para a totalização, ao término da votação”, explicou.
Ana Cláudia também enfatizou que as urnas eletrônicas não aceitam qualquer tipo de pendrive. Por exemplo, se um dispositivo que não seja certificado junto pela Justiça Eleitoral for anexado junto a eletrônica, eles simplesmente não irá funcionar.
Nesta terça-feira (18), após as inserções das mídias e testes de funcionamento, as pessoas que estiverem presentes poderão escolher algumas urnas, que passarão por testes de integridade e conferência dos candidatos, e dos eleitores correspondentes à Seção correspondente da urna escolhida.
“Esses testes são importantes, para que o eleitor possa simular a votação, contabilizando manualmente os votos que ele digitou na urna, e ao simular o encerramento da votação, pode comparar o número de votos que saiu no boletim de urna,, com o que foi contabilizando manualmente, garantindo assim que não existe fraude”, explica.