15.6 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPrincipais destaquesEm 2 anos de SAMU em São Mateus do Sul, equipe realizou...

Em 2 anos de SAMU em São Mateus do Sul, equipe realizou mais de 2.900 atendimentos

Data:

Compartilhe essa notícia:

Base do Samu em São Mateus do Sul. Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

Neste mês de janeiro, o SAMU de São Mateus do Sul completou dois anos de atendimento no município. A instalação do serviço aconteceu no mesmo período em toda a região da Amsulpar.

A RDX fez um levantamento com Stephany Rincão, responsável pela coordenação do SAMU, que apresentou os dados obtidos nestes dois anos. Segundo ela, neste período mais de 2.900 atendimentos foram realizados pela equipe em São Mateus do Sul.

“Nestes dois anos nós tivemos os maiores números de atendimentos liderados por dor torácica, seguido por AVC’s”, informou.

Ainda de acordo com a coordenação, a faixa etária com maiores atendimentos nesse período foram moradores com mais de 75 anos.

“Em nossa base, estamos com 21 funcionários, dentre eles cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, cinco condutores, cinco médicos e um para serviços gerais. Eles estão distribuídos em sistema de plantões: cada plantão é composto por dois condutores, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um médico, distribuídos em duas ambulâncias”, informa.

As equipes atendem na ambulância Alfa e Bravo, sendo a Alfa responsável pelo suporte avançado, e a Bravo, de suporte básico. Com a vinda do SAMU também houve a possibilidade do transporte via helicóptero utilizado para transferência médica para hospitais que atendem casos de maiores complexidades. Somente em 2022, foram 17 transportes aéreos feitos no município.

Em São Mateus do Sul, a base descentralizada está localizada na Rua João Bettega próximo a entrada para a Microxisto, na área industrial. A base própria foi inaugurada no dia 18 de novembro de 2022.

O que é SAMU?

O SAMU 192 está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel.

O serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas