O segundo Grupo do Movimento do Terço dos Homens a ser implantado na Diocese, iniciado na Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, no Bairro Pinheirinho, em São Mateus do Sul, pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebrou no domingo, 29 de janeiro, dez anos existência.
Este segundo Grupo começou no dia 29 de janeiro de 2013, com 7 pessoas, sob a Coordenação de Antônio Carlos de Almeida Costa, que diz ter sentido no coração esse desejo e o vê como um pedido de Maria.
“É uma Graça, senti como uma missão dada a mim. Senti algo bom que me dizia: ‘Inicie o Terço’ e começamos com sete homens. Assim também senti em uma oração do Terço em família o apelo a organizar uma Romaria Paraná – Santa Catarina, em Mafra. Nossos Grupos foram aumentando em toda a Diocese e isso edificou muitas famílias”, testemunhou Antônio Costa.
A celebração festiva da data se deu na mesma Comunidade, junto à Festa organizada por lideranças da Capela, com a celebração da missa, almoço e outros festejos, além da acolhida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu algumas paróquias do Setor São Mateus e diversas Comunidades.
A imagem de Aparecida, pertencente ao Grupo, foi deixada por Dom Agenor Girardi, falecido em 2018. Passando por mais de 50 Capelas e 4 Matrizes, das Paróquias: São Mateus; Perpétuo Socorro; Aparecida e Czestochowa; e Nossa Senhora do Rosário, a peregrinação teve início em 22 de maio de 2022 e visitou 55 Grupos do Terço, sendo a última visita, ao Grupo da igreja Catedral, de União da Vitória.
No domingo, 29 de janeiro, a imagem encerrou sua Peregrinação chegando na Capela da Rosa Mística, em São Mateus do Sul, coroando a celebração dos 10 anos do Grupo do Terço daquela Comunidade.
Além da visita da imagem nas Comunidades, uma outra iniciativa do Grupo surgir durante a Peregrinação, como conta o Coordenador Diocesano do Terço.
“Durante a peregrinação tivemos uma inspiração, que nos levou a termos 1h de Programa na Rádio Difusora do Xisto, de São Mateus do Sul para o Grupo. O Programa Hora Maria é gravado, tendo a participação de outros Grupos das Comunidades que rezam em sintonia conosco, e vai ao ar toda Segunda-feira, das 4h às 5h manhã”, comentou Antônio Moreira.
Via Setor de Comunicação Diocese de União da Vitória