A concentração de coliformes fecais (E. coli) na água do mar em Balneário Camboriú está 30 vezes mais alta que o máximo permitido, o que torna a área imprópria para banho. Em um ponto foi verificada a existência de 24.196 organismos de coliformes em 100ml de água, sendo que o máximo para esse volume de água são 800.
O local com maior concentração é o Ponto 10, que fica diante da Rua 4.000. Ali, por duas vezes em menos de um mês a medição atestou a concentração de 24.196 para cada 100 ml de água.
É necessário que em ao menos quatro das últimas cinco coletas a concentração seja aceitável para que a praia seja considerada apta aos banhistas. Porém, em todas as últimas coletas realizadas nas praias de Camboriú os níveis de coliformes se mostraram muito acima do limite.
Apenas as áreas menos cobiçadas da região estão em condição segura, que são as praias do Estaleirinho, do Estaleiro, de Taquaras e de Laranjeiras.
Uma nova verificação das condições de balneabilidade do litoral de Santa Catarina deve ser publicada nesta sexta-feira (10).