O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, dia 24 de abril, a Lei 14.551/23, que confere à cidade de Cruz Machado, o título de “Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada”.
O texto já foi publicado no Diário Oficial da União. A homenagem decorre de iniciativa do deputado Toninho Wandscheer (PP-PR). O Projeto de Lei 1818/19 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019. No Senado, recebeu parecer favorável em março último.
A Erva-Mate Sombreada, usada no chimarrão, é cultivada entre outros tipos de vegetação, inclusive em mata nativa. Outras plantas fazem com que raios de sol não incidam diretamente sobre a erva-mate, por isso é chamada de sombreada.
Cruz Machado que fica na região da AMSULPAR foi fundada em 1951 e é atualmente administrada pelo prefeito Antonio Luiz Szaykowski. A produção média é estimada em 89 mil toneladas de folhas verdes. A cidade também realiza anualmente a Festa da Erva-Mate.
Através de seus mídias oficiais Cruz Machado comemorou a conquista: “Pode comemorar, cruz-machadense! Somos a Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada!” enfatizou. “Esse título é uma conquista a toda cadeia produtiva da nossa erva-mate sombreada, este produto tão valioso para o munícipio, reconhecido pela sua qualidade e sabor. Parabéns a todos que produzem, industrializam e apreciam o mate cruz-machadense”, completou.