Atualizada
A retirada do controlador eletrônico de velocidade, conhecido como radar, e que estava instalado sobre a ponte do Rio Iguaçu, às margens da BR-476 em São Mateus do Sul, tem causado preocupação nos moradores, principalmente aos motoristas que diariamente trafegam pela região.
A reportagem do Portal RDX foi procurada por alguns ouvintes, informando que nos últimos dias o equipamento foi removido, em um local que possui um intenso fluxo de veículos em alta velocidade e com diversos registros de acidentes.
A preocupação é por conta da saída de veículos para quem mora nos bairros Jardim Santa Cruz e Vila Verde, pois com o equipamento em funcionamento, a velocidade permitida era de 60 km/h.
A RDX entrou em contato com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, repassando a preocupação de moradores com a retirada do equipamento, que encaminhou uma nota.
De acordo com o DNIT, o equipamento que estava instalado na altura do quilômetro 274 foi desativado no mês de fevereiro de 2023, devido a ações de remanejamento para outros pontos da malha federal, principalmente em trechos recebidos após o término da concessão federal.
Ainda segundo o comunicado, o ponto em que o equipamento estava instalado segue sendo monitorado, já que o ponto já registrou diversos acidentes.
Questionado se existe a possibilidade do retorno do funcionamento do radar, o DNIT afirmou que não há previsão de instalação de um novo equipamento.
Veja a nota na íntegra:
O DNIT informa que o equipamento foi desativado em fevereiro deste ano devido a ações de remanejamento para outros pontos da malha federal, principalmente os trechos recebidos após o término da concessão federal. Assim, o ponto segue sendo monitorado pela autarquia quanto à criticidade de acidentes, sem previsão de instalação de novo equipamento.
Local possui histórico de acidentes
A reportagem do Portal RDX fez um levantamento de alguns acidentes que foram registrados nos últimos meses na BR-476, na altura do quilômetro 274, região próxima ao local que estava instalado o radar.
A região possui um intenso fluxo de veículos para quem vem de Curitiba à União da Vitória e passa por São Mateus do Sul. Além disso, o funcionamento do controlador eletrônico de velocidade nesse local era estratégico, pois é próximo a entrada de acesso aos bairros Jardim Santa Cruz e Vila Verde.
Confira abaixo alguns acidentes que foram registrados na BR-476, na ponte do Rio Iguaçu:
Bombeiros atendem acidente na ponte do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul
Homem de 53 anos morre após se envolver em acidente na BR-476, em São Mateus do Sul
Motorista fica preso às ferragens após acidente entre dois veículos na BR-476
Homem de 53 anos morre após se envolver em acidente na BR-476, em São Mateus do Sul
Acidente na cabeceira da ponte em São Mateus do Sul deixa homem gravemente ferido
Diminua a velocidade
Em junho do ano passado, foram instalados dois radares na BR-476, no trecho urbano de São Mateus do Sul. Um deles, na cabeceira da ponte do Rio Iguaçu, na altura do quilômetro 276 e o outro na região próximo ao Campo do Fillus, na altura do quilômetro 278, com velocidade permitida de 60 km/h.