A Paraná Xisto realizará sua primeira Operação de Parada de Manutenção em São Mateus do Sul a partir do dia 27 de maio.
Com previsão de duração de aproximadamente 40 dias, cerca de 160 equipamentos como forno, reator de pirólise, tocha, tubulações, vasos, tanques e sistema de especificação de minério de xisto para processamento serão alvos de manutenção preventiva e corretiva.
Ainda que as operações sejam temporariamente interrompidas, a entrega dos produtos da Paraná Xisto ocorrerá normalmente. Para tanto, serão utilizados os estoques formados antes do início do evento.
Paradas programadas como essa fazem parte de procedimentos de rotina que seguem rigorosos critérios de inspeção, observando itens normativos e padrões internacionais de segurança. Elas visam garantir as condições operacionais das unidades e o atendimento aos requisitos legais aplicáveis às instalações industriais.
Mão de obra local
Os trabalhos de manutenção são realizados por empresas contratadas, gerenciadas e fiscalizadas em conjunto pela Petrobras e Paraná Xisto. Para o período de maior demanda de serviços é esperada a participação de até 800 trabalhadores na parada, com uma estimativa de aproveitamento de mão de obra local na faixa de 80% desse contingente. A contratação é feita pela empresa prestadora de serviços Bonifácio, que divulga as vagas inclusive via Agência do Trabalhador.
Estímulo à economia local
A parada gera várias oportunidades de negócios para São Mateus do Sul, aumentando a procura de serviços de hospedagem, restaurantes, locação de imóveis, transportes, supermercados e outros itens de consumo pessoal e profissional, tais como equipamentos de proteção individual, ferramentas, consumíveis e de oficinas especializadas, entre outros. É uma ótima oportunidade para o crescimento e o desenvolvimento da cidade.
Informações repassadas pela Assessoria da Paraná Xisto