22.7 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulGolpistas enviam boleto falso para empresária de São Mateus do Sul

Golpistas enviam boleto falso para empresária de São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Vítima percebeu que se tratava de um golpe ao procurar seu advogado e a agência bancária. Foto: Reprodução/TV Globo.

A empresária Priscila Assunção entrou em contato com a reportagem da RDX, após quase ser vítima do golpe do falso boleto nesta segunda-feira (22).

A moradora contou ter recebido um torpedo informando que ela possuía uma suposta dívida referente a um cheque do ano de 2006 da Caixa Econômica Federal, e que caso não efetuasse o pagamento, um oficial de Justiça poderia ir até sua casa para fazer a cobrança.

Apavorada, ela entrou em contato com o seu advogado que a orientou a ir até a agência da Caixa, onde percebeu que se tratava do golpe do falso boleto, em que os golpistas exigiam o valor de quase R$ 2 mil.

É boleto falso? Saiba como identificar

O golpe do boleto falso está cada vez mais sofisticado, mas há alguns indícios que ajudam a identificá-lo antes que você se torne uma vítima deste tipo de cilada. Entre eles, estão:

1 – Código de barras duvidoso

É possível identificar algumas características peculiares nos boletos falsos que podem ser verificadas por quem está em dúvida se o documento é ou não verdadeiro.

Comece conferindo se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro. E se a cobrança for uma conta recorrente, como a de energia elétrica, água, mensalidade escolar e afins, duvide de qualquer alteração.

Verifique, ainda, se os primeiros dígitos do código de barras coincidem com o código do banco emissor. O código da Caixa Econômica Federal, por exemplo, é 104. É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da FEBRABAN.

2 – Beneficiário desconhecido

Outro cuidado importante para averiguar a veracidade do boleto é sempre verificar o nome da pessoa ou empresa que receberá o pagamento. Se for uma empresa, consulte a reputação dela no portal Reclame Aqui.

Também é recomendado verificar se o CNPJ da emissora é real no aplicativo da Receita Federal para smartphone e nas listas constantemente divulgadas pelo Procon (Departamento Estadual de Defesa do Consumidor).

3 – Impossibilidade de leitura do código de barras

Outra característica comum do boleto falso é a impossibilidade de leitura do seu código de barras. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a digitar manualmente a sua numeração.

Por isso, é recomendado tentar lê-lo com a câmera do celular ao invés de digitar e sempre redobrar a atenção quando encontrar essa dificuldade.

4 – Boleto recebido pelos Correios

Como o golpe do boleto falso tem sido cada vez mais frequente, o mais indicado é dar prioridade para pagar o documento emitido direto no site da instituição, já que vias físicas têm mais chances de ter sido adulteradas.

Existem alguns casos em que os golpistas sequestram as correspondências e adulteram os dados bancários. Neste tipo de situação, a melhor saída para evitar cair no golpe do boleto falso é solicitar à instituição correta para que o valor seja debitado automaticamente da sua conta bancária.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas