Na quarta-feira (24), a Polícia Militar foi cientificada pela agência local de inteligência do 27º Batalhão que um veículo Toyota Corolla, estaria deslocando para a cidade de São Mateus do Sul, havendo indícios de transporte de ilícitos.
Dado início as diligências de patrulhamento quando nas proximidades da empresa Paraná Xisto o referido veículo foi avistado. Os policiais fizeram uso de sinais luminosos e sonoros para iniciar a abordagem. A ocorrência evolveu policias da PM, RPA e Rotam.
No interior do carro se faziam presentes um casal e uma menor de idade. Após revista pessoal o casal foi questionado quanto a possibilidade de ilícitos, prontamente indicaram que os produtos ali existentes não foram declarados, e estavam fora da cota permitida, tendo aproximadamente R$ 15 mil em produtos.
Em revista veicular foram encontrados eletrônicos, bebidas alcoólicas e outros objetos, caracterizando assim o crime de descaminho. O casal, juntamente com o veículo e produtos foram encaminhados para a delegacia para providências.
Por tratar-se de um crime da esfera federal, a orientação se deu para identificação dos autores, liberação destes e condução da carga e veículo até a Receita Federal na cidade de Ponta Grossa.