A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul confirmou que o município possui mais um caso confirmado de dengue, e dessa vez o caso é considerado autóctone, ou seja, quando a doença é contraída dentro do próprio município.
Em 2023 o município confirmou dois casos de dengue, sendo um importado (em que o doente contraiu em outra cidade durante uma viagem) e esse recentemente confirmado, considerado autóctone, o que preocupa a equipe de Saúde que informa que o vírus circula dentro da cidade podendo surgir novos infectados. Somente neste ano, foram atendidos 21 casos suspeitos, resultando nos dois positivos.
Os dois casos confirmados são dois homens adultos, residentes da Vila Prohmann e Vila Americana. Assim que chegou o resultado positivo da dengue, os agentes de endemias iniciaram o trabalho na região de residência e emprego dos casos confirmados para evitar o surgimento de novos casos. A equipe também segue orientação do Ministério da Saúde e realizou treinamento com as equipes das Unidades de Saúde para evitar que a dengue se torne uma epidemia no município.
Como evitar a dengue?
Preste atenção aos sintomas!
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
- Dor abdominal;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa e;
- Aumento progressivo do hematócrito.
Onde procurar atendimento quando surgirem os sintomas?
A Saúde orienta que os moradores procurem atendimento na unidade de saúde mais próxima. A equipe está orientada para os encaminhamentos necessários para o teste que pode confirmar se o caso é de dengue ou não.