Conhecimento salva vidas. Prova disso aconteceu na noite deste domingo (16), na rua Agenor Fábio Gomes, Alto das Palmeiras, em Canoinhas.
Uma mulher de 38 anos engasgou com um pedaço de carne, o que estava impedindo a sua respiração. Seu filho de 18 anos ao presenciar a cena identificou a emergência e executou a manobra de Heimlich, obtendo sucesso na desobstrução das vias aéreas.
O rapaz relatou posteriormente aos bombeiros que aprendeu a executar as manobras de desobstrução em uma instrução na escola onde estudava ministrada pelo Corpo de Bombeiros.
Após atendimento dos bombeiros a mulher foi conduzida até a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas para avaliação médica.
MANOBRA
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência utilizada em pessoas vítimas de asfixia por engasgamento. Ou seja, quando a falta de ar surge pela presença de algum pedaço de alimento ou objeto preso nas vias respiratórias.
A manobra de emergência é uma invenção do médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974.
A técnica pode ser feita por qualquer pessoa, já que não precisa de nenhum equipamento especial. Sendo assim, apenas com a força das mãos e uma pressão feita de maneira correta, é possível realizar a manobra.
O primeiro passo é tentar medidas simples, como pedir para a pessoa com asfixia tentar tossir com força. Em seguida, você pode aplicar até cinco pancadas secas nas costas do paciente. Caso as medidas iniciais não funcionem, é hora de aplicar a manobra de Heimlich.
A pessoa responsável pela manobra se posiciona atrás da vitima e a envolve com seus braços. A partir daí, fecha uma das mãos e a coloca na região do abdômen entre o umbigo e a caixa torácica. Nesse momento, é importante que punho fique bem fechado, com o polegar por cima.Logo após o posicionamento da mão fechada, deve-se colocar a outra mão sobre ele. Com o punho agarrado, então, é só puxar com força, para dentro e para cima. A manobra de emergência deve ser feita até cinco vezes seguidas.