Neste sábado (29), acontece na Rua do Mathe, a abertura oficial da 29ª Tradycje Polskie, que é considerado o mês polonês. A solenidade está marcada para às 10h, que contará com solenidade cívica, carreata, cavalgada, homenagens às personalidades polônicas do município, apresentações artísticas e Feira Gastronômica.
“Precisamos identificar nossa cultura”, explica o presidente da Braspol, Crisanto Cavalcante. “A ideia é fazer com que todos se sintam responsáveis pela divulgação e valorização dessa história. Convidamos a todos que participem dos eventos e que decorem suas casas e comércio com as cores vermelho e branco”.
A Braspol, entidade responsável por valorizar a cultura dos poloneses em São Mateus do Sul, divulgou a programação oficial de todos os eventos dedicados ao mês polonês.
A iniciativa é que o público abrace os eventos e também encontre uma oportunidade de chamar amigos e familiares de cidades vizinhas para incentivar ainda mais os eventos culturais do município.
Veja a programação
- Dia 4 de agosto (sexta-feira) às 19h – Abertura da Exposição Polonesa “A Arte Polonesa do Wycinanki de Emília Piaskowski, na Casa da Memória Padre Bauer, de terça à sexta das 10h às 16h e aos sábados das 8h30 às 12h até o dia 31 de agosto.
- Dia 5 de agosto (sábado) – 29º Baile com a tradicional abertura da Vodka Polonesa e escolha da Rainha. Mesas a venda na Loja São Mateus.
- Dia 6 de agosto (domingo), às 6h – 15ª Festa da Boa Colheita, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa na Vila Nepomuceno. Haverá Santa Missa às 10h30, almoço com churrasco, carneiro e leitão assados ao fogo de chão. Animação será do 100% Fandangueiro e contará com a apresentação do Grupo Resgate Gaúcho.
- Dia 15 de agosto, terça-feira, às 19h – Noite de Talentos com Abertura Típica Polonesa. No Salão Paroquial da Paróquia São Mateus.
- Dia 17 de agosto, quinta-feira, às 19h – Noite de Autógrafos: Autor Evaldo José Drabeski, com o livro “A Saga de uma Família Polonesa no Brasil”. Autora Hilda Jocele Digner Dalcomuni, com o livro “Um Olhar para o Passado” do autor Mário Sérgio Deina com o livro “Colônia Rio Claro”. Haverá também uma palestra com Larissa Drabeski, no Centro da Juventude.
- Dia 19 de agosto, sábado, às 20h – Kolacja Czysto Polska (Jantar Típico Polonês), em Prol do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, no Salão Paroquial da Paróquia São Mateus.
- Dia 24 de agosto, quinta-feira às 19h – Missa do Imigrante, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
- Dia 26 de agosto, sábado, a partir das 10h – 4º Polskie Smaki, com desfile dos grupos participantes, Feira Gastronômica Polonesa e o 2º Encontro de Músicas e Danças Típicas (Local: Rua do Mathe).
- Dia 27 de agosto, domingo – Encerramento com a tradicional festa polonesa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, na Igreja Centenária da Água Branca, com missa às 10h30, com a participação conjunta do Coral Polonês Karolinka e Serce Polslkie de Rio Claro do Sul.
- Entre os dias 4 e 31 de agosto, de segunda à sábado na Casa da Memória Padre Bauer.
- Exposição Polonesa “A Arte Polonesa do Wycinanki” de Emília Piaskowski.
- Durante o mês de agosto, a Feira de Gastronômica de quarta-feira e a Feira Livre do Produtor de sábado terá o tema polonês.
Durante todo o mês de agosto acontecerá a peregrinação do quadro de Nossa Senhora de
Częstochowa nas comunidades do nosso Município e Região.
Em Agosto será realizada a oficina de Arte Wycinanki com a professora Cecília Holtman, para os
professores da Rede de Ensino Pública Municipal. Projeto em parceria com a Prefeitura. Os
trabalhos desenvolvidos posteriormente com os alunos, serão expostos na Rua do Mathe em
dia de Feira.