Em entrevista para a RDX FM na manhã desta quinta-feira (24), a diretoria e gerência do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF), informaram que a expectativa para a finalização das obras da nova estrutura é para o primeiro semestre de 2024, visto que in loco, a obra já está 90% finalizada.
“Eu diria que de acordo com as informações que temos, que em março haverá a conclusão da obra, mas para isso [mudança oficial] existe toda a logística, como a mudança para o local novo, compra de móveis e tudo que é inerente ao Hospital”, explicou Emmanuel Maciel, diretor de patrimônio.
As obras para o novo HMDPF estão acontecendo na BR-476, saída para União da Vitória. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias e da gestão do HMDPF, o novo hospital contará com 62 leitos (50 adultos e 12 infantis), salas de internação e espaços para cirurgias, exames de raio-x, tomografia, mamografia e ultrassonografia. Estão previstas, ainda, três enfermarias para pré-parto, parto e pós-parto, além de áreas para estrutura de apoio técnico e logístico, somando 3,515 mil metros quadrados de ampliações.
O valor total da obra com reajuste e aditivo de serviços é de R$ 22.218.400,02, com recursos do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura Municipal. A autorização para a construção aconteceu em agosto de 2019, em que o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve pessoalmente em São Mateus do Sul para a assinatura da documentação.
Uma das perguntas elencadas durante a entrevista é como está o planejamento para a aquisição de mais recursos para manter a estruturação do novo Hospital, visto que é de conhecimento de toda a população as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição hospitalar.
“Hoje os maiores recursos que o Hospital recebe são municipais. Há 15 dias estivemos conversando com os secretários de saúde de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, para apresentarmos nossas ideias e serviços para serem ofertados, e seguimos conversando para ver se existe a possibilidade para o pagamento dos projetos”, explicou Adriana da Cruz e Silva, gerente geral.
Segundo a gerente, com o projeto feito e finalizado, ele será apresentado para os órgãos competentes em busca de aporte financeiro para a efetivação.
E como será o projeto para a construção de uma UTI e Pronto Socorro?
A obra que está em processo de finalização não conta com a construção de um Pronto Socorro, salas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), lavandeira, entre outros. Segundo a gerência do HMDPF, eles ainda não possuem recursos financeiros para a elaboração de projetos e construção desses novos locais, mas que existe espaço para ampliação dentro do terreno onde as obras estão acontecendo.
“Já existe delimitado o espaço para a construção de uma UTI para 22 leitos, adultos e infantis, para a lavanderia e lanchonete para atender os acompanhantes dos pacientes, sala de arquivos e também serviço de capelania”, explica Adriana.
De acordo com ela, tanto a administração como a nova diretoria que recém assumiu o HMDPF, estão em busca de serviços e recursos juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) do Governo do Paraná, e serviços municipais.
“Uma das nossas ideias que será apresentada nos próximos dias para a SESA é o serviço de psiquiatria infantil que não existe no Paraná. Nós temos o interesse em fornecer esse serviço e gostaríamos de nos tornarmos referência nesse atendimento, pois nosso terreno comporta um local nos fundos para a construção desse espaço especializado”, completa.
O que será feito com a estrutura do HMDPF do Centro de São Mateus do Sul?
Tanto a construção onde atualmente o HMDPF está em atendimento no Centro, como o local onde encontra-se o Lar São Mateus, faz parte do patrimônio da instituição.
Segundo Adriana, a ideia é colocar a venda o espaço onde hoje encontra-se o HMDPF para investir o valor no novo espaço.