Uma operação das Polícias Civil e Militar de Canoinhas e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal resultou na apreensão de uma carreta carregada com mais de uma tonelada de maconha escondida em meio a caixas de madeira. A apreensão aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), na rodovia BR-280, nas proximidades do portal de acesso à Canoinhas.
Depois de troca de informações entre as quatro forças de segurança, os policiais localizaram e abordaram o veículo suspeito, um Scania placas do Paraguai.
O cão farejador “Fuzil”, da Polícia Civil de Canoinhas, foi acionado e apontou a presença da droga escondida debaixo da carga de caixas de madeira. Logo depois da informação fornecida pela PRF de que a carga passava de uma tonelada, o delegado da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, Nada Junior, revisou para pelo menos 1.880 quilos de maconha, o que eleva essa apreensão a segunda maior da história da comarca em se tratando de maconha.
O motorista, paraguaio de 29 anos, disse que entregaria o entorpecente em Joinville, onde carregaria as caixas com tomate. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Canoinhas e vai responder por tráfico de drogas.
Esta apreensão representa um prejuízo de aproximadamente R$ 2,3 milhões aos cofres do crime organizado, segundo a PRF.
O motorista do caminhão foi preso em flagrante ainda no local, pela prática do crime previsto no art. 33 da Lei 11.340/2006, nas modalidades transportar e ocultar, sendo encaminhado para a Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas para a formalização do procedimento.
Outras diligências investigativas podem ser deflagradas a partir desta apreensão, segundo a Polícia Civil.