A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da PMPR, na tarde de ontem, deu cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão na cidade de São Mateus do Sul, sendo que os alvos da operação são investigados por tráfico de drogas.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos na residência de um dos alvos: um simulacro de uma pistola, um pé de maconha, e cerca de 20g da mesma substância.
Cabe apontar que a droga estava escondida no freezer e se não fosse pela ajuda do cão policial não seria possível encontrar o entorpecente.
Diante da situação, o indivíduo foi autuado e encaminhado à cadeia pública de São Mateus do Sul.
Quanto aos demais alvos, não foi encontrado nada de ilícito, todavia as investigações continuam.
INVESTIGAÇÃO- Conforme apurado pela PCPR, os investigados estariam comercializando drogas na região de São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.
Identificou-se que a venda geralmente ocorre por meio do chamado “drive thru do tráfico”, isto é, toda a negociação ocorre por meio de aplicativos de mensagem e os locais da entrega são escolhidos de forma a ludibriar a ação policial.
De acordo com o delegado da PCPR, Mateus Gomes Santarelli, coordenador da operação, a população de São Mateus do Sul e municípios vizinhos precisam trabalhar em conjunto com a polícia, pois só assim será possível amenizar o estrago que o tráfico vem ocasionando na região.
A falsa ideia de que o tráfico de droga só atinge as comunidades carentes está ultrapassada. Constatou-se que, cada vez mais, jovens de classe média estão envolvidos com drogas, seja como usuários, seja como pequenos traficantes.
Frise-se ainda que, até metade do ano, foram apreendidos no município de São Mateus do Sul cerca de 50kg de maconha (quantidade assustadora).
Ademais, percebe-se um acréscimo de usuários de crack na cidade o que traz a reboque outros delitos como: pequenos furtos, roubos etc.
Por fim, cremos que o momento é de reflexão, vale dizer, o debate tornou-se imprescindível.
Diante do exposto, a PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem o combate ao tráfico de drogas na região de São Mateus do Sul e municípios adjacentes.
As informações são da Polícia Civil