A quarta-feira (4) começou com chuva em São Mateus do Sul e região, com registro de ventos fortes e granizo em algumas localidades.
Moradores da Divisa e Arroio da Cruz gravaram alguns dos pontos de alagamento que começaram a se formar por conta do elevado volume de água. Assista no vídeo abaixo.
Defesa Civil em alerta
Em um comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (4), a Defesa Civil de São Mateus do Sul informou que segue acompanhando as condições climáticas, já que o município possui uma estação meteorológica, localizada na Casa Familiar Rural, na Colônia Taquaral.
O nível do Rio Iguaçu começou a subir, sendo que a leitura da régua aferida por volta de 20h indicava 1,18 metros (ou seja, em 24h subiu 32 centímetros).
Além disso, a Defesa Civil disponibilizou um número de WhatsApp em caso de emergências. O contato é o (42) 9 8837 1655.
Previsão do Tempo
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, nesta semana, a tendência é de chuva expressiva em todos os municípios do Estado, com volumes ainda mais intensos na metade sul.
De acordo com o meteorologista, a chuva deve aumentar no norte e no leste. “A chuva até dá uma trégua durante a sexta-feira (6), em muitos setores do Estado, mas volta com força no sábado (7). Essa chuva de sábado deve ser mais volumosa e trazer mais problemas“, acrescenta.
Ao todo, o acumulado deve ultrapassar os 200 milímetros entre hoje e sábado. “Poderemos ter problemas de alagamento, enchentes e, até mesmo, algumas enxurradas rápidas nos grandes centros urbanos, especialmente na capital paranaense.”
Instruções
A população das áreas afetadas deve tomar medidas de precaução imediatas, seguindo as seguintes instruções, segundo o Inmet:
1. Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
2. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
3. Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível;
4. Se necessário, ligue para a Defesa Civil ou para o Corpo de Bombeiros (193).