Em coletiva de imprensa na manhã deste domingo (15), a Defesa Civil atualizou a situação do município de São Mateus do Sul. Às 15h, o nível do Rio Iguaçu anotava 5,88 metros, segundo dados de Monitoramento Hidrológico da Copel.
Na tarde deste sábado (14), São Mateus do Sul decretou situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundação, e com isso, poderá receber o auxílio do Governo Estadual e Federal. Na atualização deste domingo (15), o município informou que possui 62 pessoas alojadas no Colégio São Mateus e Secretaria de Assistência Social, 700 pessoas tiveram de sair de suas casas e mais de 1800 pessoas já foram atingidas pelas chuvas em São Mateus do Sul. Além disso, existem pontos de isolamento nas localidades do Manduri, Potinga e Turvo.
Ainda segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Iguaçu vem subindo menos de 1 centímetro por hora, mas o trabalho de monitoramento continua sendo realizado principalmente em bairros que são indicados como área de risco, como a Vila Amaral e Usina Velha. A previsão do tempo para hoje domingo (15) indica 2.8 mm . Para a próxima semana, o Simepar indica cerca de 55 mm, com possibilidade de chuva até quinta-feira (19).
Secretaria de Educação anuncia suspensão do transporte escolar em área rural nesta segunda-feira (16)
A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas serão mantidas na rede municipal de ensino, tanto na área urbana como também na área rural. No entanto, o transporte escolar no interior não será realizado nesta segunda-feira (16), em virtude das condições das estradas rurais e por questão de segurança aos estudantes. Na área urbana, as linhas serão mantidas normalmente.
A Secretaria também informou que as escolas municipais terão os professores em sala de aula, para atender aos alunos que tenham condições de ir com transporte próprio. No entanto, o estudante que não tiver condição de ir à escola, terá as faltas abonadas e após o retorno, terá a recuperação. A exceção é somente o Colégio São Mateus e a Escola Municipal Doutor Paulo Fortes, que está servindo como ponto de abrigo às famílias que tiveram que sair de suas casas, e com isso, não haverá aula. Com relação aos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, haverá aula normalmente, já que nenhuma instituição foi afetada por conta das chuvas.