A Defesa Civil de São Mateus do Sul juntamente com o Corpo de Bombeiros, iniciaram neste sábado (21), uma ação de avaliação dos imóveis atingidos pelas cheias do Rio Iguaçu. Como o nível do rio Iguaçu vem baixando nos últimos dias, o trabalho deve se intensificar para ver a possibilidade do retorno das famílias às suas residências.
“Nós vamos avaliar se a casa ou a propriedade está livre de água, e se a pessoa optar em retornar, não vamos se opor. Mas vamos fazer a avaliação, para depois liberar a ajuda com materiais de limpeza para esse pessoal voltar para casa”, diz o coordenador Tiago Huk.
A estimativa da Defesa Civil de São Mateus do Sul é de que em aproximadamente 10 dias, o nível do rio volte à sua normalidade, entre 1,5 e 2 metros, bem diferente do que atualmente está aferindo, em cerca de 5,58 metros, segundo dados divulgados pelo Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel às 14h deste sábado (21).
“Nesse momento está baixando rápido [o nível do rio], mas temos que ver se isso vai se confirmar pelos próximos dias, vai depender muito da previsão do tempo”, explica.
De acordo com a Defesa Civil, mais de 2,5 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas em São Mateus do Sul, sendo que 105 permanecem em abrigos temporários fornecidos pelo Município, e 1348 pessoas que estão desalojadas e estão em casas de parentes ou amigos.