O temporal registrado entre o sábado (28) e a madrugada deste domingo (29), causou diversos pontos de alagamento em São Mateus do Sul e em cidades da região, segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros.
A situação mais crítica foi no município de Rebouças, que apresentou 14 pontos de alagamento na área urbana e 40 pontos no interior, com destruição de bueiros e pontes. Além disso, houve extravasamento do Rio Potinga, Riozinho e afluentes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 24 pessoas estão desalojadas e outras 4 ficaram desabrigadas, sendo feita a remoção das pessoas ilhadas, auxílio na remoção de pertences e isolamento de áreas de risco. A equipe ainda prestou apoio à Sanepar para a chegada em local para manutenção da bomba de captação de água que abastece o município.
A única interdição total no trecho é no km 344 da BR-153, entre Irati e Rebouças. A equipe sugere o desvio pela PR-364, no trecho que liga à São Mateus do Sul e Irati.
Alagamentos forçam suspensão das aulas e transporte escolar em Rebouças
Devido à situação crítica, o Portal Notícia da Região informou que a Secretária Municipal de Educação de Rebouças, Elismara Gempka Teixeira informou na tarde deste domingo (29), a suspensão do transporte escolar e das aulas municipais para amanhã segunda-feira (30).
A medida visa garantir a segurança dos estudantes e funcionários das escolas diante das condições adversas de mobilidade e da preocupação com o bem-estar de todos.
A Secretaria Municipal de Educação de Rebouças informa que novas atualizações referentes ao transporte escolar e ao retorno das aulas serão fornecidas segunda-feira. A equipe está monitorando de perto a situação e continuará a avaliar as condições climáticas e de segurança para determinar quando as atividades escolares podem ser retomadas.
Mallet
Ainda segundo os Bombeiros, houve extravasamento do Rio Xarqueada, na cidade de Mallet. No entanto, não há nenhum morador desalojado ou desabrigado.
Rio Azul
Não há registro de desalojados ou desabrigados, porém houve interdição de estradas rurais por estarem encobertas pela forte corrrenteza, com extravasamento do Rio Azul e um córrego e também o Rio Cachoeira.
Além disso, há interdição de pista na BR-153, na altura do quilômetro 365.
Irati
Em Irati, pelo menos 80 pessoas foram afetadas por conta do temporal que caiu neste final de semana na região. Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas, porém houve 4 pontos de alagamento no bairro Canisianas, 3 pontos no bairro Nhapindazal e 1 ponto na Vila Coelho.
O Corpo de Bombeiros realizou a remoção de pessoas ilhadas, auxílio na remoção de pertences, isolamento de áreas de risco e corte de árvores.
União da Vitória
Em União da Vitória, o número de desalojados é de 24 e desabrigados são 4. No município, há uma interdição da BR-153.
Veja as informações com o Major Jorge Augusto Ramos, comandante do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Irati.