Aconteceu na quinta-feira (9), no Centro do Idoso, a entrega de mais de R$ 10 mil em produtos provindos da ajuda humanitária do Consulado Geral da República da Polônia. A doação buscou ajudar cidades do Paraná com descendentes poloneses que foram afetadas pelas fortes chuvas e enchentes das últimas semanas.
A iniciativa do Consulado é uma forma de ajudar as cidades que abraçaram os imigrantes poloneses e a destinação das doações para todas as descendências que precisam nesse momento. Em São Mateus do Sul, o Grupo Folclórico Polonês Karolinka foi o responsável por organizar a compra e doação de todos os produtos.
“A notícia de que São Mateus do Sul sofreu com as chuvas percorreu o mundo e chegou até a Polônia. Os poloneses sabem que São Mateus do Sul é bem forte na colonização polonesa e o Consulado recebeu essa verba para distribuir para as comunidades que sofreram com as enchentes”, explica Iris Janoski, do Grupo Karolinka.
Ao todo, foram doados R$ 10.630,00, que resultaram em 64 cestas básicas, 64 kits de higiene e limpeza e mais de 100 brinquedos novos para as crianças. Além de São Mateus do Sul, receberam as doações as cidades de União da Vitória e Cruz Machado.
“Ficamos felizes, que mesmo de longe eles estão olhando pelo nosso município através do Grupo Karolinka que tem toda essa expressão cultural… Ficamos bem agradecidos”, destaca Mariana Ledur, secretária de Assistência Social.
São Mateus do Sul é a capital da Cultura Polonesa, e para Fernanda Sardanha, Prefeita Municipal, a doação foi muito significativa para todo o município. “Deixo meu agradecimento ao Karolinka por serem os mediadores desse apoio humanitário vindo direto do Consulado da Polônia. A importância desse laço de amor, carinho, cuidados e mãos estendidas da nossa querida Polônia com a cidade”, diz.