Há anos, José Sultowski é a estrela do Natal em São Mateus do Sul por ser o Papai Noel oficial da cidade, mas o que poucos que passaram pela casinha dele nos últimos dias sabem, é que ele de fato, nasceu no dia 25 de dezembro!
“Faz essa magia ficar ainda mais especial”, disse em entrevista para a RDX.
Sultowski, que é natural de Ponta Grossa mas reside em São Mateus do Sul desde 1977, disse que iniciou a vida como ‘Papai Noel’, em meados de 1975, aos 17 anos. “Sou o 7º dos meus irmãos, e um dia uma de minhas irmãs disse que eu seria o Papai Noel da família… A minha primeira reação foi falar um ‘nããããããao'”, brinca.
Mas sem saída para a decisão das irmãs, sua primeira barba natalina foi feita com lã de carneiro. “A partir dali eu comecei a ser o Papai Noel… Passou um tempo e eu fiquei intrigado com a barba… E a partir daquele dia, comecei a deixar a barba natural”, disse.
Segundo ele, muitas vezes pensou em pausar a atividade como Noel, mas que a época natalina mexe muito com ele. “Quando começa a chegar essa época, sobre Nascimento de Jesus e essa magia, contagia. Quando tiver uma criança acreditando, como que não vai ter um Papai Noel?”, questionou.
Em São Mateus do Sul, a casinha do Papai Noel ficou aberta até quinta-feira (21), e em todos esses dias, muitas famílias passaram pela casinha. Sultowski disse que em média, tirou cerca de 3 mil fotos ao dia.
“O que eu digo para todas as crianças: o sonho sempre vale a pena! Vocês precisam sempre ser educados, porque os pais muitas vezes não nos deixam dinheiro, mas sim a educação… A partir disso você se torna exemplo e orgulho para a família… Um feliz e abençoado Natal para todos”, finaliza.