O agroturismo, segmento de atividades desenvolvidas no meio rural, reserva aos turistas opções de passeios em cidades dos Campos Gerais do Paraná.
Entre colônias e propriedades rurais, os visitantes podem colher frutas, cuidar de animais, adquirir conhecimentos agropecuários e experimentar a gastronomia rural, tudo isso próximo de locais que também possuem atrativos naturais, como cachoeira.
- Colônia Holandesa Castrolanda – Castro
Em Castro, a Castrolanda é uma colônia que traz um pouco de Holanda para os Campos Gerais. O local foi criado após a Segunda Guerra Mundial, após muitos produtores rurais do país imigrarem para o Brasil e investirem na agropecuária.
Na vila, é possível emergir em mais de 60 anos de história conhecendo, por exemplo, o Moinho “De Immigrant”, uma réplica em tamanho original do moinho “Woldzigt”, situado na província de Drenthe (norte da Holanda).
Há também o Museu Histórico no estilo “Boerderij” – aquele típico das casas de fazendas da Holanda, além de um café-restaurante, loja de artesanato e biblioteca.
- Colônia Witmarsum – Palmeira
Colônia Witmarsum — Foto: Reprodução/Turistando pelo Paraná
A Colônia Witmarsum, em Palmeira, é uma pequena comunidade com traços e cultura germânica, heranças de imigrantes que chegaram nos anos 1930.
local oferece cafés coloniais, confeitarias, restaurantes, cervejarias, pousadas, lojas de artesanato, passeios a cavalo e pônei e acesso a Fazenda Witmarzoo, onde é possível interagir com os animais.
- Rancho Caiacanga – Porto Amazonas
Rancho Caicanga — Foto: Reprodução
Em Porto Amazonas, o Rancho Caiacanga oferece contato com a natureza, navegação no Rio Iguaçu e um café rural preparado com iguarias da região, além de doces, geleias e compotas produzidos localmente.
- Fazenda Santa Gil – Sengés
Fazenda Santa Gil — Foto: Reinaldo Rodrigues da Silva/Reprodução
Em Sengés, a Fazenda Santa Gil tem 400 anos de história e é uma das mais antigas do Paraná.
O local oferece hospedagem e atividades na propriedade que proporcionam ao turista uma autêntica rotina rural, com café colonial, interação com animais, artesanatos e cachoeiras.
Reportagem: G1 Campos Gerais