Após receber denúncias de que na Rua 12 de Outubro, na Vila Americana, um casal estava responsável pela produção e tráfico de drogas, no feriado do dia 11 de junho, a equipe policial foi até o local para averiguar as informações. Anteriormente o casal já foi flagrado pelos mesmos delitos no local. Eles são monitorados por tornozeleira eletrônica.
No local a polícia percebeu de que o homem havia saído de fusca e em seguida havia entregado para outro homem que estava na esquina algo não identificado. Em seguida outro homem chegou na residência. Saindo da casa, ambos se dirigiram para a mesma esquina.
Neste momento foi dada voz de abordagem ao homem que imediatamente colocou o que estava na mão dentro da boca, sendo necessário realizar a contenção para que não engolisse, utilizando um golpe de imobilização “mata leão”. O homem cuspiu quatro pedras de crack embaladas em plástico de cor azul. O outro homem que
estava aguardando na esquina se evadiu, tomando rumo ignorado.
A equipe policial solicitou apoio de outra equipe e encaminhou o casal para a 3ª Subdivisão Policial para providências cabíveis.