Durante o período da janela partidária, que durou 30 dias, e foi de 7 de março à 5 de abril, quatro vereadores da Câmara Municipal de São Mateus do Sul aproveitaram para mudar de legenda antes das eleições de 2024, que acontecerão no dia 6 de outubro. Os dados são do site da Câmara de Vereadores.
Veja abaixo os vereadores que mudaram de partido:
Irineu Macuco, que estava no PSB, migrou para o PSD.
Jorge Manfroni, que estava no PATRIOTA, migrou para o PSDB.
Juliano Oliveira, que estava no PATRIOTA, migrou para o PL.
Parafuso, que estava no PSB, migrou para o Progressistas (PP).
Confira os vereadores que não mudaram de partido:
Allana Feijó (UNIÃO)
Eneas Melnisk (PSD)
Jackson Machado (PSDB)
Omar Picheth (PSB)
Valter Przywitowski (PP)
O que você precisa saber das Eleições 2024
A partir de 15 de maio
A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo (conhecidas por “vaquinhas”), desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
De 20 de julho a 5 de agosto
Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
16 de agosto
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.