Estamos em época da semente mais querida do Paraná: o pinhão! E que tal abusar da criatividade e preparar essas receitas diferentes com o pinhão? Confira!
CREME DE PINHÃO
Ingredientes
200 gramas de pinhões cozidos e descascados;
100 gramas de carne seca já preparada e desfiada;
80 gramas de toucinho picado em cubinho;
1 litro de caldo de carne (pode ser o em cubinhos);
50 ml de creme de leite;
50 ml de cachaça;
1 punhado de salsinha picada;
Sal a gosto.
Modo de preparo
No liquidificados bata o pinhão com o caldo de carne (quantidade necessária para que o líquido fique cremoso). Reserve.
Em uma panela grande, frite o touciho até que esteja bem torrado. Retire o excesso de gordura e acrescente a carne seca, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 5 minutos. Acrescente os pinhões batidos e a cachaça. Deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo brando. Acerte o sal e junte o creme de leite. Finalize com salsinha picada.
ALMÔNDEGA DE PINHÃO
Ingredientes
Pinhão cozido e descascado 3 xícaras (aproximadamente 420 gramas);
Farinha de trigo integral – 1/2 xíc. = 65g;
Cebolinha picada – a gosto;
Dentes de alho – 3 unidades;
Óleo vegetal – 2 colheres de sopa;
Páprica defumada – 1 colher de chá (opcional);
Sal – 1 colher de chá;
Água – 60ml.
Modo de preparo
Aqueça o óleo numa panela e adicione o alho picado, deixe até dourar. Acrescente o pinhão, a páprica defumada e o sal. Misture tudo e deixe cozinhar por um minuto, mexendo de vez em quando para não queimar.
Transfira para o processador e adicione a farinha, a cebolinha e a água. Triture até ficar homogêneo. Modele as almôndegas do tamanho que preferir, utilizei uma colher de sopa para medir a quantidade de cada uma.
Transfira para uma assadeira antiaderente, ou untada de óleo, e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos. Outra forma de preparar, que por sinal acho mais saboroso e suculento, é colocar as almôndegas numa panela e cozinhar com molho de tomate por alguns minutos.
RISOTO DE PINHÃO
Ingredientes
1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo;
1 litro de caldo de legumes, fervendo;
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
1 cebola pequena picada;
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco;
50 g de queijo parmesão ralado;
1 xícara (chá) de pinhões em conserva picados (se não encontrar use pinhões cozidos);
Sal a gosto.
Modo de preparo
Em uma caçarola grande derreta metade da manteiga e junte a cebola (a dica é colocar um fiozinho de azeite para a manteiga não queimar), deixando suar por 2 minutos. Acrescente o arroz e misture rapidamente. Regue com o vinho e deixe evaporar.
Em fogo alto, vá adicionando o caldo fervendo e mexendo continuamente. Adicione o caldo até que o arroz esteja 50% cozido. Continue mexendo e adicionando mais caldo sempre que necessário. Adicione o pinhão picado e continue mexendo e acrescentando caldo. Quando o arroz estiver cozido, al dente, retire do fogo. Adicione o restante da manteiga gelada, o queijo parmesão e sal a gosto. Mexa vigorosamente e deixe descansar com a panela tampada por pelo menos 3 minutos antes de servir.