Na tarde deste sábado (25), 44 casais se uniram em uma cerimônia que reuniu centenas de pessoas, entre familiares, padrinhos, testemunhas e autoridades no Centro de Convivência do Idoso Elpídio Brusque, no Jardim Dona Hermínia, em São Mateus do Sul.
O casamento coletivo é uma parceria do Tribunal de Justiça do Paraná, Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná) e Programa Justiça no Bairro, SESC-PR, Cartório Civil e Prefeitura de São Mateus do Sul. A ação foi idealizada há 21 anos pela Desembargadora e coordenadora do Programa Justiça no Bairro, Joeci Machado Camargo.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a ação teve como objetivo oportunizar para que todos os cidadãos que desejavam oficializar e regularizar a sua situação civil, pudessem fortalecer os vínculos familiares.
Em entrevista à RDX FM, o Juiz Celebrante, Doutor André Olivério Padilha, destacou a ação realizada em São Mateus do Sul e enfatizou a importância da regularização do casamento perante ao Estado na vida das pessoas.
“Provavelmente essas pessoas não se casariam se não tivessem essa oportunidade, e o Poder Judiciário saindo do Fórum e indo até o bairro, como é o nome desse projeto, traz a oportunidade de que as pessoas possam regularizar suas vidas civis. O casamento é o meio mais seguro de estar em um relacionamento, sabendo-se dos direitos e deveres de quem é casado. Então com isso, é o início de uma família perante ao Estado. E agradeço pela oportunidade de estar participando desse projeto, que é uma marco na vida de cada pessoa”, destaca.