Mesmo com a determinação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) de suspender a greve dos professores no Paraná, alguns educadores de colégios estaduais de São Mateus do Sul aderiram à paralisação, enquanto que outros decidiram em manter as aulas normalmente. A reportagem do Portal RDX fez um levantamento da situação da greve em São Mateus do Sul. Veja abaixo:
- Colégio São Mateus – 1 professor aderiu
- Colégio Duque de Caxias – 3 professores aderiram
- Colégio Paulo Stencel (Vila Americana) – Não aderiu
- Colégio do Campo Turvo (Turvo de Baixo) – Não aderiu
- Colégio Eugênio de Almeida (Fluviópolis) – 90% dos professores aderiram ao ato desta segunda-feira (3). Amanhã as aulas devem retornar ao normal.
- Colégio do Campo Lajeado – 4 professores aderiram ao ato desta segunda-feira (3). Amanhã as aulas devem retornar ao normal.
Antonio Olinto
- Colégio Duque de Caxias – 1 professor aderiu
- Colégio Cecília Meirelles (Butiá) – 100% dos professores aderiram ao ato desta segunda-feira (3). Amanhã as aulas devem retornar ao normal.
- Colégio Estadual do Campo Profª. Ernestina W. da Silveira (Água Amarela de Cima) – Sem informações.
Justiça determina a suspensão da greve dos professores no Paraná
O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a greve dos professores marcada para começar nesta segunda-feira (3). A decisão da desembargadora Dilmari Helena Kessler informa que o sindicato está impedido de realizar qualquer movimento grevista até que apresente um plano de manutenção das atividades educacionais, sob multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
A ação cível pedindo a suspensão do movimento foi ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado. “Essa decisão reflete a ilegalidade da greve e que o Estado do Paraná vai continuar entregando a melhor educação deste País”, afirma o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.
Com a decisão da Justiça, segue valendo a orientação da Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) para que os pais enviem seus filhos normalmente para a escola na segunda-feira (03).
Eventuais faltas de professores e funcionários da Educação terão desconto em folha de pagamento. Os diretores devem garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados.
Após suspensão da Justiça, APP Sindicato mantém greve dos professores do Paraná
A APP Sindicato afirmou em um comunicado que a greve dos professores está mantida. A categoria protesta contra o projeto de lei que prevê gestão privada em colégios públicos do Paraná – veja abaixo o comunicado publicado pela APP Sindicato nas redes sociais neste domingo (2):