O Vapor Pery, tradicional ponto turístico de São Mateus do Sul, localizado na Praça do Rio Iguaçu, foi alvo de vandalismo nas últimas semanas.
A reportagem da RDX verificou que a estrutura do Vapor foi pichada e também existe moradores de rua usando a estrutura superior do local como moradia. Em contato com o setor de cultura e turismo de São Mateus do Sul, eles informaram que estão cientes da pichação e também ressaltaram que estão em procedimento interno para a nova pintura na estrutura.
A equipe da Prefeitura também disse que no local existia uma escada, que foi retirada para a segurança dos turistas porque ela também estava sendo destruída por quem vive por ali. Também foi informado que em alguns momentos existia fezes no local, possivelmente de vândalos do espaço.
A pichação é considerada crime no ordenamento jurídico brasileiro, conforme a lei 9.605/98, artigo 65 e incisos. A pena varia de 3 meses a 1 ano de detenção podendo ser agravada de 6 a 1 ano de detenção em caso de pichações em monumentos históricos ou tombados mais a multa.
Caso algum morador presencie pichações, acione a Polícia Militar.