A estação mais fria do ano começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) e vai até o dia 22 de setembro. O inverno de 2024 no Paraná terá períodos de frio intenso. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas devem ficar cerca de 1ºC a 2ºC acima da média para a estação, uma consequência do fenômeno La Niña.
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, afirmou que o inverno de 2024 no Paraná apresentará menor volume de chuva. A baixa precipitação favorece a passagem de sistemas frontais, principalmente frentes frias, que trazem massas de ar frio e seco de origem polar.
De acordo com o meteorologista, julho e agosto tendem a ser os meses mais secos. As chuvas se tornam mais frequentes a partir da segunda quinzena de setembro devido ao aquecimento significativo da atmosfera.
Portanto, a tendência é que a precipitação acumulada fique ligeiramente abaixo da média. “Outro fenômeno típico da estação é a ocorrência de nevoeiros, cuja intensidade e duração estão diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região. No entanto, com a elevação da temperatura durante o dia, essa neblina logo se dissipa”, explica o meteorologista.