Nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de junho, aconteceu um mutirão de limpeza da Secretaria de Meio Ambiente, na realização da coleta de lixo embaixo da ponte do Rio Iguaçu, na região da Usina Velha, em São Mateus do Sul. O trabalho contou com o apoio da Flama, Saunt, Costa Oeste, Cosamar, Masil, Paraná Xisto e Polícia Militar.
No local havia uma grande quantidade de lixo descartados irregularmente, como sofás velhos, roupas, pneus, eletrônicos, restos de construção, papelão e peças automotivas. Em março deste ano, a reportagem do Portal RDX já havia divulgado a situação por conta da preocupação de moradores e pais de alunos da Escola Doutor Paulo Fortes, de possíveis casos de dengue em São Mateus do Sul.
Na manhã desta sexta-feira (28), o secretário de Meio Ambiente, Tiago Huk entrou em contato com a RDX, informando sobre a ação. Segundo ele, foi preciso mobilizar um grande número de pessoas devido a alta demanda de trabalho que seria realizado.
“Nesse momento fizemos a limpeza e também a separação do lixo comum e reciclável. O que será reaproveitado foi destinado à Cosamar e os resíduos descartados foram levados até o aterro sanitário da PX Energy, em condição emergencial”, disse o secretário.
A Secretaria de Meio Ambiente também faz um apelo à população para monitorar e denunciar possíveis casos de descarte irregular de lixo, que pode se enquadrar como crime ambiental. As denúncias podem ser feitas através do telefone (42) 3912 7109 e WhatsApp (42) 9 8837 1655.