Estreia nesta sexta-feira (23), às 19h, no Centro da Juventude de São Mateus do Sul, dois documentários envolvendo a cultura polonesa com ênfase em histórias e relatos de moradores do município. Os dois documentários, nomeados de “A saga de uma família polonesa no Brasil” e “Passos tradicionais. Cliques contemporâneos: a busca de jovens polono-brasileiros por identidade”, foram financiados pela Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura.
“São dois documentários distintos, mas que de certa forma se complementam e é possível ver uma conexão entre eles. O primeiro é sobre a história de uma família polonesa no Brasil. Ele é um desdobramento do livro lançado pelo meu pai, Evaldo Drabeski, sobre a história da família Drabeski. Mas como comentamos no documentário, ao estudar a história de uma família, também acabamos estudando a história de várias famílias. Já o segundo documentário é focado nas juventudes. Ele é uma apresentação dos resultados da minha tese de doutorado que concluí nesse ano no programa de comunicação da UFPR, em que busco investigar como que os jovens de hoje vivenciam essa conexão com a Polônia”, explica Larissa Drasbeski, jornalista, doutora em comunicação e uma das produtoras dos documentários.
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Ele faz parte da programação da 30ª Tradycje Polskie, mês polonês de São Mateus do Sul.