15.8 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioCidadesSão Mateus do SulNão é névoa! Fumaça de queimadas encobre o céu de São Mateus...

Não é névoa! Fumaça de queimadas encobre o céu de São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Fumaça é o resultado de um índice de queimadas recorde, principalmente, na Amazônia e que vem causando problemas respiratórios na população. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

São Mateus do Sul está coberto por fumaça, assim como a maior parte do Brasil, onde não se vê o céu azulado há vários dias. Isso é o resultado de um índice de queimadas recorde, principalmente, na Amazônia e que vem causando problemas respiratórios na população. Veja fotos no final do texto.

A poluição fica ainda mais perceptível por conta do ar seco que tomou conta do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), umidade relativa do ar está entre 20% e 30%, O recomendável é de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, disse ao colunista do Portal Terra, Guilherme Mazieiro, que nesta terça (10), a maior parte dos focos de incêndio está concentrado na Amazônia, 50%. Os demais pontos se dividem em 30% no Cerrado  e 20% no resto do país.

Apesar de quase não ter nuvens sobre o País, as pessoas não estão conseguindo ver o céu azul em muitos estados brasileiros. Conforme o Climatempo informou nesta segunda (9) nos próximos dias, a fumaça deve atingir o Uruguai e também a Argentina, misturando-se com as queimadas que já estão acontecendo por lá.

Na imagem, o Centro de São Mateus do Sul, visto da região da Vila Palmeirinha. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Inclusive, segundo a empresa de meteorologia, o centro-norte da Argentina também está com bastante fumaça. Por lá, a fumaça vinda do Brasil acaba se misturando com as queimadas que também estão acontecendo devido ao tempo seco e quente, acrescenta.

Pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) citado pela Climatempo, do dia 1º de janeiro até 7 de setembro deste ano, foram identificados 156.023 focos de fogo no Brasil. É a maior quantidade de focos em 14 anos, para este período, desde 2010, quando foram detectados 163.408 focos.

Veja fotos registradas pelo Portal RDX de São Mateus do Sul por volta de 16h desta terça-feira (10):

Imagem registrada do alto da Vila Palmeirinha mostra a Cuia em meio a fumaça. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Na foto, registrada do alto da Vila Palmeirinha, a PX Energy encoberta pela fumaça. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas