No mês de aniversário de 116 anos São Mateus do Sul, a cidade ganhará um presente: o lançamento do livro “Esposas e Filhas: uma análise historiográfica da participação feminina nos espaços públicos de São Mateus do Sul”, escrito pela historiadora Hilda Jocele Digner Dalcomuni. O lançamento oficial acontece neste sábado, 14 de setembro, em um chá literário das 15h às 18h no Clube Ideal São-Mateuense.
O livro é a adaptação da dissertação de mestrado de Hilda, que dedicou 3 anos para a pesquisa e registro dessas mulheres em participações públicas de São Mateus do Sul, em um período majoritariamente masculino. A escolha do local de lançamento também faz referência às tardes de chás que as mulheres participavam no Clube Ideal São-mateuense.
“A pesquisa nas atas da Câmara Municipal, somada à valiosos depoimentos, ilumina a presença vibrante e ativa de mulheres que, nos liames da cultura histórica tradicional, sobrelevaram a autoridade masculina ao elaborarem lugares de atuação autônoma em sociedade”, destaca o livro.
“Esposas e Filhas é uma contribuição vital para a historiografia e para os estudos de gênero, reconhecendo a luta contínua pela igualdade de direitos e pela inclusão das mulheres em todas as áreas da vida pública”, comentou Michael Kobelinksi, professor e pós-doutor.
A historiadora estudou a participação das mulheres de 1911 até 1932. Ela pôde conhecer a história de serviços fundados por mulheres como Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, inauguração de espaços públicos e também concursos de beleza.
Ficou interessado em saber mais? O livro estará a venda no lançamento que acontece neste sábado (14), e posteriormente diretamente com a professora Hilda e também na livraria Amantes da Leitura.
Serviço
- O que? Chá literário da lançamento do livro “Esposas e Filhas”
- Quando? Neste sábado, dia 14 de setembro
- Horário? Das 15h às 18h
- Onde? No Clube Ideal São-Mateuense