Um dos cometas mais brilhantes a passar perto da Terra neste século pôde ser observado no céu de São Mateus do Sul na noite de segunda-feira (28). O registro feito pelo padre Diego Ronaldo Nakalski em um dos pontos mais altos da cidade, divisa entre São Mateus do Sul e Antônio Olinto. Além de padre, Diego é um entusiasta da astronomia.
“É algo único, como sentimento e oportunidade. Foi a quinta vez que tentei registrá-lo, mas apenas ontem consegui. Foi fantástico”, afirmou em entrevista para a RDX.
O apelido “Cometa do Século” foi dado ao cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) porque seu brilho é comparável ao do cometa Hale-Bopp, que atingiu magnitude semelhante em 1997, sendo um dos mais brilhantes do século XX.
Os cometas são remanescentes da formação do sistema solar, compostos por poeira, rocha e diferentes tipos de gelo. Eles variam em tamanho, de alguns até dezenas de quilômetros de diâmetro. “À medida que se aproximam do Sol, os cometas aquecem e liberam gases e poeira, formando suas caudas brilhantes”explica Filipe Monteiro, pós-doutor do Observatório Nacional (ON).