Um bebê de apenas cinco dias de vida foi salvo por uma policial militar, após se engasgar com leite materno, na noite desta quarta-feira (15), em São Mateus do Sul.
A bebê foi salva pela policial Eliane Kieski Szczerbowski, que em outubro do ano passado, também salvou um bebê engasgado com leite materno por telefone.
Por volta de 22h desta quarta-feira, a equipe da PM realizava patrulhamento pela Vila Americana, quando recebeu solicitação via Copom para se deslocar até o Parque das Tamareiras, pois uma recém-nascida havia se afogado durante a amamentação, e mesmo com as orientações repassada via telefone, a criança não voltou a respirar.
A policial militar Eliane Kieski Szczerbowski, conta que quando chegaram no local, encontraram a menina sem respirar. “Os pais e uma vizinha que é enfermeira, realizaram as manobras, porém a criança não respondia. Deitei o peito da criança na palma da mão e fui dando tapinhas nas costas, e após muita insistência na manobra, ela voltou a respirar com uma certa dificuldade”, conta a policial.
Mais uma missão dada por Deus
reflete a policial
Rapidamente, os policiais socorreram a mãe e a criança até o Pronto Atendimento Municipal, porém durante o trajeto, foi percebido que a criança não estava respirando. “Mesmo eu fazendo tudo o que era no protocolo, a respiração era muito fraca e só consegui desengasgá-la após sugar a boquinha dela, e após ela dar uma respirada forte, é que foi liberada as vias aéreas. Fiquei aliviada quando vi que ela não estava mais roxinha. Mais uma missão dada por Deus”, disse emocionada.
No Pronto Atendimento Municipal, a pequena Monique de apenas cinco dias de vida, foi examinada e confirmado que ela estava bem. A mãe da criança acredita que a neném tenha se engasgado, após engolir ar juntamente com o leite, pois ouviu um barulho estranho logo após se engasgar.
Ouça o depoimento da policial militar Eliane Kieski Szczerbowski.