Nesta semana foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em um mundo onde a solidariedade pode fazer a diferença entre a vida e a morte, a doação de sangue se destaca como um dos gestos mais nobres e significativos. Um desses personagens que vive a doação de sangue é Vilson Macuco, produtor rural em São Mateus do Sul que há mais de 20 anos é doador de sangue.
“Talvez não conseguiria ajudar de outra forma. Esse gesto de doação de sangue e campanhas são gratificantes. Não tem preço salvar uma vida“, destaca Macuco.
Muito conhecido na cidade pela Feira Livre do Produtor, Macuco também é responsável por mobilizar um ônibus que leva doadores até o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em União da Vitória. As ações acontecem a cada dois meses e a próxima viagem do grupo é no dia 10 de dezembro, às 11h.
Como iniciou as doações
Em entrevista para a RDX, Macuco relembrou que iniciou com as doações de sangue quando ouviu que as coletas aconteceriam no salão paroquial, há 20 anos. Levado pela curiosidade, ele encontrou ali uma forma de ajudar frequentemente o Hemepar. Também colaborou com uma campanha para uma amiga da sua esposa em Curitiba, onde lotou um ônibus com doadores de São Mateus do Sul.
Por questões logísticas as coletas não acontecem mais em São Mateus do Sul, somente em União da Vitória, cidade com um Hemepar mais próximo.
Quer doar?
Quer ser um doador(a) de sangue? Faça parte do grupo coordenado por Macuco. As doações são gratuitas e o ônibus é cedido pela Prefeitura Municipal. Entre em contato no telefone (42) 98835-4229 e saiba mais!
Verifique se você passa nos requisitos de doação:
- Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
- Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- Não ter diabetes;
- Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
- Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.