O município de Irati confirmou o segundo caso de coronavírus (Covid-19) na noite deste sábado (30/05). De acordo com a Rádio Najuá, o paciente é uma criança, de 1 ano, que apresentou sintomas leves da doença, segundo informações da Secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen. Ela informou que a criança fez o teste na quinta-feira, 28, pois apresentou síndrome gripal.
“Ela está bem, em casa”, disse a secretária em mensagem repassada pela secretaria de Comunicação Social da Prefeitura.
Desde terça-feira (26/05), toda pessoa notificada com síndrome gripal tem o exame encaminhado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) ou laboratórios credenciados, conforme normativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os pais não apresentavam sintomas da doença. Por isso, eles fizeram os testes somente no sábado, com a confirmação do diagnóstico positivo da criança. Todos os contatos dela também estão sendo monitorados.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica também se manifestou sobre os questionamentos de algumas pessoas que solicitam a divulgação dos locais onde o paciente infectado circulou. Esse tipo de procedimento é adotado no caso do sarampo, que é transmitido de forma diferente do coronavírus. “O sarampo se transmite por aerossol e, nesse caso, as partículas podem ficar suspensas no ar por até duas horas quando o indivíduo contaminado passa por um determinado local. Já a Covid-19 se transmite por gotículas, que são partículas pesadas que, quando expelidas, caem até um metro de distância da pessoa que expeliu, ficando nas superfícies, e não suspensas no ar”, explica a Enfermeira-Chefe da Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes.
Irati já registrou dois casos de Covid-19, sendo que o primeiro paciente infectado já se recuperou. Conforme a Vigilância Epidemiológica, não há relação entre a criança e o primeiro morador de Irati diagnosticado com a doença.