17 C
SĂŁo Mateus do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
InĂ­cioParanĂĄPR vence Ășltimo entrave para consolidar proposta de PG para sediar ESA

PR vence Ășltimo entrave para consolidar proposta de PG para sediar ESA

Date:

Compartilhe essa notĂ­cia:

spot_imgspot_img

O ParanĂĄ venceu o Ășltimo entrave burocrĂĄtico para consolidar a candidatura de Ponta Grossa para ser sede da nova Escola de Sargentos das Armas do ExĂ©rcito Brasileiro.

A Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuĂĄria, Embrapa, concordou em desocupar a ĂĄrea em que estĂĄ instalada a Fazenda Modelo, no distrito de Itaiacoca, deixando o terreno de 4 mil e 500 hectares Ă  disposição para a construção da Escola. Em contrapartida, a instituição militar vai destinar um espaço no municĂ­pio vizinho de Palmeira para que a empresa pĂșblica possa dar continuidade aos trabalhos de pesquisa.

Os detalhes da permuta foram definidos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião nesta terça-feira, em Brasília, com o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. O pleito paranaense dependia da regularização da årea para avançar.

Segundo o governador Ratinho Junior, o municĂ­pio dos Campos Gerais concorre com Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Recife, em Pernambuco – trĂȘs finalistas entre 18 locais prospectados no PaĂ­s.

O resultado serĂĄ definido no inĂ­cio do segundo semestre. A Embrapa tambĂ©m disponibilizou um ofĂ­cio em que dĂĄ anuĂȘncia Ă  negociação, documento que tambĂ©m serĂĄ encaminhado ao ExĂ©rcito como forma de respaldar a candidatura do ParanĂĄ.

O governador ainda explicou que a infraestrutura e a localização geogrĂĄfica sĂŁo pontos que pesam muito a favor de Ponta Grossa. Citou, por exemplo, que a cidade Ă© a quarta em nĂșmero de habitantes no ParanĂĄ, com uma população de 355 mil pessoas. É o municĂ­pio de maior porte mais prĂłximo de Curitiba – fica a 108 quilĂŽmetros da Capital, a cerca de 130 quilĂŽmetros do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 200 quilĂŽmetros do Porto de ParanaguĂĄ. AlĂ©m disso, conforme ressaltou Ratinho Junior, Ă© um ramal logĂ­stico, com entroncamento rodoviĂĄrio que permite acesso fĂĄcil Ă s demais regiĂ”es paranaenses e aos estados vizinhos, alĂ©m de um aeroporto recentemente remodelado com disponibilidade de voos diĂĄrios para SĂŁo Paulo.

Em julho, o comandante-geral do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, vai conhecer a årea. Em abril uma comitiva do Exército esteve em Ponta Grossa para conhecer o local de possível instalação da unidade.

Com informaçÔes AgĂȘncia Estadual de NotĂ­cias

Redes sociais

47,000FĂŁsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas