23.8 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, maio 2, 2024
InícioBrasilConheça o app do Governo que bloqueia o celular quando ele é...

Conheça o app do Governo que bloqueia o celular quando ele é roubado

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o aplicativo e site do Celular Seguro, que consegue bloquear em até 30 minutos smartphones que foram roubados ou furtados. O serviço é gratuito e funciona em todo o território nacional.

De acordo com a pasta, o app Celular Seguro será uma boa ferramenta porque interliga vários sistemas. Ou seja, ao perder um aparelho o usuário poderá acessar o site e notificar bancos, Anatel, operadoras e outros serviços.

Se o próprio dono do celular perdido não puder acessar o site em um computador, por exemplo, a plataforma oferece indicações de pessoas de confiança. Estas pessoas poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica no lugar da vítima.

O alto número de cadastrados também já traz resultados na prática. De acordo com os dados do ministério, o Celular Seguro já registrou pouco mais de 7 mil alertas em menos de um mês de operação. Só na primeira semana de funcionamento, metade dessa marca já havia sido atingida.

Por enquanto, a plataforma ajuda o usuário a bloquear o aparelho e aplicativos digitais de bancos. Porém, nem todas as instituições financeiras populares do país já aderiram ao projeto e alguns recursos serão adicionados com o tempo.

A partir de fevereiro deste ano, operadoras de telefonia poderão cortar o acesso às linhas de dispositivos tidos como perdidos pelo aplicativo.

A ferramenta lançada em dezembro de 2023 funciona a partir de um cadastro prévio. O usuário deve cadastrar a si mesmo, o dispositivo móvel e contatos de confiança (com CPF ativo) por meio da conta Gov.br para fazer parte da plataforma.

Ao ter o aparelho roubado ou furtado, basta que você ou a pessoa indicada acesse o serviço (via aplicativo ou site) e alerte o governo sobre a perda do dispositivo. O bloqueio acontece em questão de instantes e não exige apresentação de boletim de ocorrência.

Via Agência Brasil

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas