17.4 C
São Mateus do Sul
sábado, maio 18, 2024
InícioDestaqueSão-mateuense comemora transplante de medula no Hospital Pequeno Príncipe

São-mateuense comemora transplante de medula no Hospital Pequeno Príncipe

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Uma boa notícia foi compartilhada por Isabella Barbosa, de 15 anos, na tarde de terça-feira (2), em suas redes sociais! A jovem divulgou uma foto de comemoração ao seu transplante de medula que foi realizado no Hospital Pequeno Príncipe. Na foto, ela segura uma plaquinha escrita “Minha medula pegou!”

A doadora foi a própria mãe, Joelma Barbosa, que tinha 50% de compatibilidade com a filha. Isabella sofre com Aplasia Medular, uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento. 

Foto: Acervo Família

Para a reportagem da RDX, Isabella, que mora com a família na localidade de Arroio da Cruz, interior de São Mateus do Sul, contou como foi o processo de transplante.

“É doloroso… Fui pra sala de cirurgia para implantação de um cateter, tive que fazer doses altas de quimioterapia e radioterapia pra eliminar a medula doente, muitos medicamentos dia e noite”, contou.

Ela também disse que no início precisou fazer uso de sonda, mas agora já está liberada desse procedimento. O transplante aconteceu no dia 13 de abril, e a jovem precisou ficar internada esperando como seu corpo reagiria.

“O meu tratamento está previsto para terminar em uns 2 anos. São muitas restrições que vão sendo liberadas com o tempo. Temos que ter muito cuidado mesmo depois da pega, por exemplo, não posso ter contato nem com o sol”, informou.

Isabella afirmou que uma das partes mais difíceis é ficar longe da família. Ela e a mãe estão ficando em Curitiba até 4 meses, para acompanhamento hospitalar.

“Todo processo do tratamento do transplante é doído, mas saber que praticamente nasceu de novo e não vai mais precisar passar por certas situações é recompensador, saber esperar no tempo de Deus é o que me manteve de pé em todo o tempo”, finaliza.

Os interessados em ajudar a família podem entrar em contato pelo telefone (42) 98842-1190.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas